O GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, previsto na nova NR 1, é um sistema de gestão de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho que integra todas as demais Normas Regulamentadoras e os programas de prevenção existentes.
O GRO deve estar organizado na forma de um Programa de Gerenciamento de Riscos – programa mínimo e amplo de gerenciamento que unifica e integra todas as informações que compõe as ações preventivas e corretivas em benefício da saúde e bem estar dos trabalhadores.
Ele tem como referência as Normas Internacionais (BS 8800, OHSAS 18001, ISO 45001, Guia de Gestão da OIT) e introduz o conceito de gestão para a área de SST. Além de agregar as informações e retroalimentar as NRs (Normas Regulamentadoras) o GRO reforça a ideia de um ciclo vivo de melhoria contínua, criando indicadores de controle e correção dos desvios.
Em outras palavras, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais irá nortear toda a gestão mais ampla de SST das empresas. Para tanto, a empresa necessitará de um sistema informatizado que possa conter todas as informações interligadas e em constante atualização para que os gestores das áreas possam acompanhar o desenvolvimento do PGR.
SÉRGIO MIRANDA
Sócio proprietário DUOSS
Comentarios